terça-feira, 19 de outubro de 2021

Prefeitura de Raposa realiza dois dias de ações em alusão ao Outubro Rosa nos bairros Jussara e Vila Boa Esperança

Em alusão ao Outubro Rosa, a Prefeitura de Raposa, por meio das Secretarias Municipais de Saúde (SEMUS) e Assistência Social (SEMAS) em parceria com Serviço Social do Comércio (SESC), e Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu nos dias 18 e 19, ações voltadas para atender as comunidades da região do bairro Jussara na Escola São Joaquim e Vila Boa Esperança. As ações foram articuladas pela Atenção Básica sob coordenação de Glaúcia Rocha. 

Foram dois dias de muitos atendimentos com prestações de serviços, sendo realizadas, também, palestras sobre a importância da prevenção do câncer de mama e colo do útero.

O Outubro Rosa é uma campanha anual com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e também de colo do útero. A mobilização visa a disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

Para realizar a ação, a Prefeitura montou toda a estrutura nas escolas do município com vários profissionais da SEMUS, SEMAS e SESC para realizarem diversos atendimentos, tais como: consultas médicas com encaminhamento para exames de mamografia, fisioterapia, distribuição de kis de higiene bucal para as crianças, atividades esportiva, consulta avaliativa odontológica, aplicação de flúor, teste rápido: HIV, SÍFILIS, Hepatite B e C, preventivo, nutricionista, psicólogo, rastreamento do câncer de mama, com agendamento de mamografias, verificação de pressão e glicemia capilar; além disso teve vacinação com a atualização da caderneta adulto e infantil, canto de leitura e pintura de rosto e canto fotográfico.

Também foram realizados corte de cabelo, entrega de cestas básicas pelo prefeito Eudes Barros e as mulheres ainda puderam realizar exercícios físicos por meio de aula de Zumba.

Além do prefeito Eudes Barros, estiveram no evento, a secretária de Assistência Social e primeira-dama, Cássia Barros, também organizadora do evento; secretário de Saúde, Romilson Froes; secretária de Educação, Verismar Gomes; Udes Filho, secretário de Comunicação e Assuntos Metropolitanos; a técnica do SESC-MA e assistente social, Geísa Cutrim; Tereza Lobão, enfermeira do Departamento de Atenção à Saúde da Mulher da SES; o deputado estadual Pará Figueiredo e sua esposa Ana Paula; e os vereadores Iran Agrela e Rosa do Araçagy.

O prefeito Eudes Barros parabenizou todos os envolvidos nas ações do Outubro Rosa. "Quero dizer a nossa população que esse trabalho está sendo feito com carinho, com muita atenção e amor. É um trabalho de prevenção, orientação e conscientização. Quero agradecer aos idealizadores dessas ações, a SEMAS, SEMUS, SES e ao SESC, também o apoio da SEMED", destacou.

O deputado estadual Pará Figueiredo prestigiou a ação e destacou que o Outubro Rosa chama a atenção das mulheres para que elas não deixem de fazer o exame de mamografia como uma forma de se prevenir e identificar a doença logo no início.

A aposentada Maria de Socorro Pereira da Silva mora na Rua da Pedreira no Jussara há mais de 10 anos, afirmou que veio trazer sua neta para cortar o cabelo, consultar e fazer limpeza dos dentes: " Trouxe minha neta para receber atendimento, e tanto ela como eu fomos muito bem atendidas, marquei exame e fui encaminhada pelo médico para fazer a mamografia em São Luís. O prefeito está de parabéns por nos proporcionar esse momento", agradeceu.

No final do evento, Cássia Barros agradeceu a todos os presentes envolvidos na ação e declarou ter se emocionado muito com esses dois dias de ações. Ela ressaltou que vai dar continuidade nesse trabalho e espera contar com a colaboração de cada um desses profissionais que aturam na ação social.

A SEMUS informou que foram realizados 335 atendimentos na Escola São Joaquim, no Jussara, e 388 na Escola Boa Esperança, na Vila Boa Esperança.

0 comentários:

Postar um comentário

Contatos

Whatsapp: 98-988916524 E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com nonatoaguiarraposa@gmail.com