terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Brandão disponibiliza equipe da Fesma para auxiliar os Yanomami

A Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma) está a disposição do Ministério da Saúde para auxiliar na assistência humanitária à tribo indígena Yanomami, em Roraima. A notícia foi anunciada pelo governador Carlos Brandão em suas redes sociais, nesta terça-feira (24).

“Temos acompanhado a situação do povo Yanomami e disponibilizei o envio de uma equipe da Força Estadual de Saúde do Maranhão para auxiliar na assistência aos indígenas em Roraima. Vamos contribuir com as ações do Ministério da Saúde”, afirmou o governador.

Para Brandão, é inaceitável o abandono que os povos indígenas viveram nos últimos quatro anos. “Os Yanomami agora terão o atendimento urgente que necessitam. Seguiremos trabalhando junto com o presidente Lula para a proteção de todos os povos do Maranhão e do Brasil”, disse.

De acordo com o Ministério dos Povos Indígenas, a crise humanitária na tribo Yanomami se instalou com a crescente expansão do garimpo ilegal em suas terras, além do abandono das políticas públicas pelos órgãos responsáveis.

Brandão classificou, ainda, a situação como inaceitável e afirmou que trabalhará ao lado do presidente Lula para a proteção dos povos originários no Maranhão e no Brasil.

Thiago Fernandes, secretário de Saúde do Maranhão, destacou em suas redes sociais que a equipe da Fesma tem experiência no atendimento de povos indígenas e facilitará no auxílio dos Yanomami.

“Por determinação do governador Carlos Brandão, colocamos à disposição do Ministério da Saúde os profissionais da Fesma. Nossa equipe tem experiência no acompanhamento de povos indígenas no Maranhão e poderá auxiliar na assistência ao povo Yanomami, em Roraima. Cuidar das pessoas é a nossa missão”, afirmou

0 comentários:

Postar um comentário

Contatos

Whatsapp: 98-988916524 E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com nonatoaguiarraposa@gmail.com