terça-feira, 21 de março de 2017

Polícia Federal revela detalhes da Operação Turing; Suspeitos são presos e levados para depor

delegado Max Eduardo durante a coletica de imprensa, realizada na sede da PM, na Cohama
A Operação Turing, deflagrada nesta terça-feira (21) pela Polícia Federal, movimentou a capital maranhense. A PF diz ter desarticulado  uma organização criminosa composta por servidores públicos e blogueiros que estariam causando embaraço a investigações no Estado, inclusive com negociações que envolveriam troca de sigilos por dinheiro.
A Justiça Federal decretou a prisão temporária, pelo prazo de cinco dias, do agente da Polícia Federal, Danilo dos Santos Silva (ex-secretário de Inovação Penitenciária da Seap), que foi exonerado  no último dia dez de março, e dos blogueiros Luis Assis Cardoso Silva de Almeida, Luis Pablo Conceição Almeida e Hilton Ferreira Neto.
Outros cinco blogueiros foram conduzidos coercitivamente. São eles Antonio Marcelo Rodrigues da Silva, Yuri dos Santos Almeida, Marcelo Augusto Gomes Vieira, Antonio Martins Filho e Ezequiel Martins da Conceição. A Justiça também determinou busca e apreensão nos endereços utilizados por todos os representados.
A Justiça decidiu pelas prisões e conduções com base em relatório do Ministério Público Federal (MPF) sobre o caso. Houve, no início da tarde, uma entrevista coletiva, onde os investigadores apresentaram os motivos da operação e como acontecia o esquema, segundo suas versões.
As primeiras informações apressadas deram conta de decretação de prisões preventivas, o que foi descartado pelo delegado Max Eduardo durante a coletiva de imprensa, realizada na sede da PM, na Cohama.

Segundo um delegado da PF, o grupo chegava a comemorar e debochar de suas vítimas. 

Uma das vítimas seria um empresário que estava sendo extorquido desde o ano de 2013. Ele teria registrado vários boletins de ocorrência, mas não teve êxito nas investigações.

Para contar com o apoio do policial federal, que passava informações de investigações sigilosas, os blogueiros prometeram promover a candidatura do mesmo, em 2014.

Os envolvidos vão responder por corrupção  ativa e passiva, extorsão e outros crimes.
Lembrando que todos os arrolados têm o direito do contraditório. E como bem coloca a peça do Ministério Público, esse é um processo investigatório e todos os suspeitos têm, ao seu favor, ampla defesa. A tese da PF já foi conhecida, mas é imprescindível ouvir o outro lado. Esse espaço está à disposição para as versões ainda não conhecidas sobre o caso.
Aproximadamente 80 policiais federais cumpriram 23 mandados judiciais, sendo quatro de prisão temporária, quatro de condução coercitiva e 15 de busca e apreensão, em residências e locais de trabalho dos investigados. As ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara da Justiça Federal de São Luís/MA.
Investigação foi iniciada em 2015
A investigação, iniciada em 2015, revelou que um policial federal revelava antecipadamente fatos sob sigilo de Justiça a blogueiros. Estes, por sua vez, ameaçavam funcionários públicos e empresários e pediam valores em troca da não divulgação na mídia local dos fatos descobertos em desfavor deles.
Os investigados aproveitavam também a oportunidade para fugirem ou destruírem provas. Em troca, o servidor público era agraciado com publicações na imprensa em seu favor, permitindo sua inserção em cargos de confiança do Estado. Ele chegou a assumir a função de Secretário Adjunto da Administração, Logística e Inovação Penitenciária.
A PF apura, ainda, possíveis frustrações do caráter competitivo de licitações do sistema prisional, bem como eventuais desvios na execução de verbas públicas.
O nome da operação é uma referência a Alan Turing, um cientista e matemático britânico responsável pelo desenvolvimento de uma máquina utilizada durante a Segunda Guerra Mundial, capaz de interceptar e decodificar dados criptografados transmitidos pela máquina Enigma.

0 comentários:

Postar um comentário

Contatos

Whatsapp: 98-988916524 E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com nonatoaguiarraposa@gmail.com