terça-feira, 12 de março de 2019

Bombeiros e CTA resgatam menino de 3 anos que estava desaparecido na zona rural de Caxias

Equipes de resgate prestando os primeiros atendimentos a Daniel (Foto: Divulgação)
Daniel da Rocha Santos, de 3 anos, foi resgatado na manhã desta terça-feira (12) a partir do trabalho conjunto do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) com o Centro Tático Aéreo (CTA). Foram formadas várias frentes de buscas com bombeiros militares, bombeiros civis, policiais militares, policiais civis, membros da Secretaria de Meio Ambiente, guardas municipais e moradores que se voluntariaram.

O garoto desapareceu na manhã do último domingo (10), no povoado de Caxirimbu, na zona rural de Caxias, a aproximadamente 410 quilômetros de São Luís. Ele foi encontrado às 10h desta terça-feira por um dos grupos composto por moradores da região, o garoto estava em um local de difícil acesso e foi conduzido por essa equipe de busca até um local em que a aeronave do CTA pudesse pousar e prestar atendimento.

“Ele estava com algumas escoriações e aparentemente debilitado, procuramos hidratá-lo e aquecê-lo. Eu, o soldado Gaspar e uma enfermeira civil, que também se encontrava a bordo da aeronave, realizamos a avaliação inicial e prestamos os primeiros atendimentos ao menino”, declarou o tenente Esdras do CBMMA, que estava na aeronave.

“Depois de tanto tempo de buscas, foi incrível encontrar a criança, ela foi muito resistente. Quero agradecer imensamente a Deus e a todos os componentes da operação, em nenhum momento nós perdemos a esperança de encontrá-lo vivo”, completou.

Daniel estava junto com a avó em uma zona de mata fechada quando desapareceu. Ela estava trabalhando e por um momento o menino sumiu de vista. Sem encontrar o neto, ela buscou por ajuda e foram iniciadas as buscas, ainda no domingo, pelo 5º Batalhão de Bombeiros Militar (5º BBM), sediado em Caxias, e que montou a operação de resgate.
Bombeiros do 5º BBM que trabalharam na operação (Foto: Divulgação)

Já no primeiro dia foram formados os grupos de buscas, inclusive com a presença de voluntários. Esses grupos se distribuíram pelas proximidades do local indicado pelos familiares.

“Várias pessoas se mobilizaram para procurar o menino, juntamente com a nossa equipe de serviço, porém não o encontramos no primeiro dia”, conta o comandante do 5º BBM, major Hérisson Mouzinho.

“A nossa equipe chegou ao local na tarde do domingo e iniciou as buscas, realizamos o trabalho inclusive durante à noite”, explicou major Hérisson Mouzinho.

Na segunda-feira, segundo dia da operação, as buscas foram intensificadas devido ao número de horas de frio e de fome que a criança ficou exposta. Esses elementos motivaram as pessoas envolvidas na operação a não descansarem um só minuto. Toda área era vasculhada minunciosamente. A operação contou com uma equipe de bombeiros formada por especialistas em buscas em áreas de difícil acesso.

Na manhã desta terça-feira (12), por volta das 10h, Daniel da Rocha Santos foi encontrado por uma equipe em solo que acionou a aeronave do CTA para que fossem prestados os primeiros socorros ao garoto, assim como a saída do local com maior segurança, uma vez que a área é de difícil acesso.

0 comentários:

Postar um comentário

Contatos

Whatsapp: 98-988916524 E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com nonatoaguiarraposa@gmail.com