quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Prefeitura de Raposa realiza testagem em massa nas Unidades Básicas de Saúde

A Prefeitura de Raposa, através da Secretaria Municipal de Saúde, buscando conter o avanço dos casos de Covid-19, iniciou nesta quarta-feira (24), a testagem em massa contra o coronavírus em idosos, hipertensos, diabéticos, gestantes e pessoas com deficiência. 

De acordo com informações da Secretaria, a testagem serve para identificar pessoas sintomáticas e assintomáticas que estão transmitindo o vírus para outras neste momento. A intenção é encontrar essas pessoas, isolá-las e, principalmente, realizar uma avaliação clínica. Em paralelo, continuam os atendimentos e o trabalho de conscientização da população sobre a importância do uso de máscara e álcool em gel. Afinal, a pandemia não terminou.

A testagem foi feita pelos profissionais de saúde que atuam nas Unidades Básicas de Saúde da Vila Bom Viver, Inhaúma, Araçagy, Sol Nascente e Cumbique.

Segundo a enfermeira, Jucidalva Rodrigues, que atuou fazendo os testes em pacientes na Unidade de Saúde da Vila Boa Esperança, "é de suma importância os pacientes se apresentarem nas UBS, para fazer a testagem no momento que estamos vivendo, de pandemia, testando muita gente positivo. É importante que aconteça essa triagem". 

O enfermeiro Coordenador da Atenção Primária em Saúde, José Adailton Roland Diniz, informou que foram feitos cerca de 250 testes no primeiro dia e não temos ainda as estatísticas de resultados. 

"A triagem tem o sentido devido à detecção precoce dos casos suspeitos com ou sem sintomas. E considerando as parcelas mais vulneráveis (idosos, doentes crônicos, hipertensos e diabéticos e gestantes) são os grupos priorizados para esse primeiro momento de testagem. Os resultados propiciam medidas de proteção para a população em geral, pois a partir deles é possível adotar medidas de isolamento domiciliar e encaminhamentos de acordo com o quadro clínico apresentado pelo paciente testado", finalizou. 

0 comentários:

Postar um comentário

Contatos

Whatsapp: 98-988916524 E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com nonatoaguiarraposa@gmail.com