sexta-feira, 29 de abril de 2022

Com apoio da Prefeitura, produtores rurais de Raposa recebem capacitação para fruticultura do mamão

Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), promoveu, durante os dias 26, 27 e 28, um curso de Formação Profissional Rural (FPR) com objetivo de capacitar e estimular os produtores rurais para cultivo e produção de mamão com qualidade, desde o plantio até a comercialização.

A engenheira agrônoma Tayane Gomes, que ministrou a capacitação, considerou positivo o encerramento do curso, que iniciou com aulas teóricas no primeiro dia, na sede da SEMAGRI, e no segundo e terceiro dia deu seguimento com aulas práticas e o experimento inicial com controle de pragas e doenças para estimular a agricultura de Raposa na parte de cultivo, que foi realizado em uma área de plantação de mamão no Cumbique, de propriedade do agricultor Edivaldilson da Silva Sousa.

O prefeito Eudes Barros se fez presente na aula prática de encerramento do curso, que resultou em 11 produtores rurais totalmente capacitados para desenvolver a fruticultura do mamão no município. Também estiveram presente os secretários: Vonei Moraes, de Agricultura; Gesiel Gomes Braz, de Administração e Planejamento e Adário Araújo Barros Junior, de Finanças.

Em uma roda de conversa com os produtores, o prefeito Eudes Barros parabenizou e incentivou a todos os participantes no final curso. Ele destacou o apoio da prefeitura e a parceria com o Senar que garantiu a realização da capacitação.

“Eu sempre pensei, antes de ser prefeito, que nós tínhamos um potencial enorme no polo agrícola do Cumbique. A nossa maior produção era folhagem e nós poderíamos diversificar a produção. Então, agora estamos incentivando a produção de mamão, melancia, banana, limão, abacaxi, entre outras frutas. Temos esse potencial para avançar mais e os agricultores podem contar com o apoio da Prefeitura de Raposa”, finalizou.

Vonei Moraes destacou a parceria com Senar na realização de curso e declarou que a Secretaria de Agricultura está dando continuidade ao planejamento de oferecer cursos que possam capacitar e qualificar os produtores rurais do município.

“Foi realizado o curso de cultivo de mamão que faz parte de uma grade curricular de quarenta cursos que nós estabelecemos para este ano. Na segunda-feira, 02, já começa um curso voltado para outro seguimento da área rural, que é o de Casqueamento e Ferradura de Equinos e será realizado no Haras Honorato,” enfatizou.

A presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Itapéua e Comunidades Vizinhas, Joselita Teixeira, agradeceu o excelente trabalho realizado pela secretaria e pelo prefeito Eudes Barros:

“O nosso prefeito e o secretário de Agricultura são duas pessoas muito presentes e os produtores rurais tiveram o privilégio de receber as mudas de mamão em nossas prosperidades, juntamente com a capacitação. Estão de parabéns por serem tão atuantes no município”, afirmou.

O agricultor Josivan Garcia de Araújo, residente do Cumbique, foi um dos participantes do curso e agradeceu a prefeitura e a Secretaria de Agricultura pela realização do curso.

“Quero agradecer ao prefeito e ao secretário pela parceria com o Senar por ter nos proporcionado esse curso de capacitação. Foram três dias de treinamento, no qual aprendi algumas técnicas que na prática vão alavancar a agricultura local, especialmente no cultivo de mamão e outras frutas”, finalizou.

0 comentários:

Postar um comentário

Contatos

Whatsapp: 98-988916524 E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com nonatoaguiarraposa@gmail.com