terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Elaine Martins grava single que retrata sua perda

Elaine Martins grava single que retrata sua perda Foto: Divulgação
“Deus estava me preparando para o que viria”, revelou a cantora, que recebeu a canção ainda grávida.

A cantora Elaine Martins esteve em estúdio, nesta terça-feira (02), para gravar o single Lindo Presente. Com uma letra forte e impactante, a canção retrata seu momento de luta e superação pela perda de um filho.

“Estou mais forte, mais resistente. A perda ensina, a gente aprende a ser de Deus, mais dependente. Você vai segurar o seu lindo presente”, diz um trecho da canção. De composição da dupla Gislaine e Mylena, a música foi escrita a pedido da própria Elaine. O produtor musical é o maestro Ronny Barbosa.

– Eu passei tanto para elas, quanto para o maestro toda a ideia de como eu queria a canção. Na época, eu ainda estava grávida e quando a ouvi, logo amei. Essa era a canção que eu queria. O que eu não imaginava era que Deus estava me preparando para o que viria – contou Elaine Martins ao Pleno.News, se referindo à morte recente de um dos gêmeos, João.

De volta aos trabalhos, quase um mês após o falecimento do filho, a artista revelou que não esperava que a canção teria um significado tão específico para sua vida.

– Eu já tinha um sonho com essa música. Minha ideia era passar conforto para mães que não podem ter filhos, que tem dificuldades para gerar, que tiveram problemas na gestação ou que perderam seus filhos. Esta era a minha intenção. Eu a enxergava com outros olhos quando ainda estava grávida. Hoje, quando a ouço, eu a vejo de outra forma. Ela é para mim também! Não quero que seja mais uma música que “venda”, mas quero que alcance o coração de muita gente – disse a cantora.

A música apresenta encorajamento e traz alento para quem sofreu grandes perdas e precisa seguir em frente.

– Eu quero dizer para essas pessoas que, se eu estou de pé, se eu prossegui na fé, elas também não podem desistir e têm que continuar crendo no milagre, no seu lindo presente – declarou a cantora, fazendo referência ao título da canção.

Com apenas oito dias de nascido, João, um dos gêmeos que Elaine tinha acabado de dar à luz, faleceu com parada cardíaca. A cantora já havia perdido um bebê ainda na barriga, antes da chegada de Josué – hoje, com 2 anos. A princípio, a canção retrataria sobre essa perda.

– Para mim, não existia dor maior que perder um filho ainda no ventre. Mas, depois de tudo que aconteceu recentemente, eu descobri que existe dor ainda maior, não tem explicação. Eu só preciso aceitar e continuar buscando conforto em Deus. Ele sabe o porquê de tudo – revelou a cantora.

O single será lançado em breve e ganhará videoletra para o YouTube.

Multidão lota as ruas de Caxias para dar adeus à Humberto Coutinho

A cidade de Caxias parou para dar o último adeus ao seu líder político, deputado Humberto Coutinho. Milhares de pessoas foram às ruas acompanhar o cortejo fúnebre que saiu do Ginásio da Facema, nesta terça-feira (2), às 11h, com destino à capela da família, ao lado do Cemitério Olaria.

Lágrimas, comoção e muita tristeza nos olhares, nos gestos e nas expressões estampadas nos rostos de uma multidão de gente simples que amava o seu líder maior.

Por onde passava, o cortejo era aplaudido pela multidão, que acenava e mandava palavras de solidariedade à família, externando expressões de amor ao deputado.

Muitos populares nas calçadas, chorando e exibindo cartazes com dizeres que expressavam o carinho e a gratidão pelo “Grandão”, como Humberto era carinhosamente chamado em Caxias e em todo o Maranhão.

Crianças, adultos e idosos, unidos na mesma dor da perda. Na calçada do Hospital Muncipal de Caxias e do Centro de Hemodiálise, os funcionários vestidos com camisas da cor verde, saudavam o cortejo com flores amarelas que eram jogadas sobre o caixão. Sinal de agradecimento ao longos anos de serviços prestados, à comunidade de Caxias e de municípios região, nas unidades de saúde indealizadas e implantadas pelo médico Humberto Coutinho e sua esposa.

Com grande tristeza e em lágrimas, populares entoavam a música “Amigo”, de Roberto Carlos, uma das cânções que o líder político mais gostava.

Humberto Coutinho foi velado com honras de chefe de Estado, por determinação do governador Flávio Dino, que esteve no velório desde o início da manhã e acompanhou todo o percurso até a capela da família, onde o corpo foi sepultado.

O caixão foi conduzido por quase duas horas pelas ruas de Caxias, sobre o carro de Corpo de Bombeiros, acompanhado por cadetes da corporação militar e seguido pelo cortejo no qual estavam a sua esposa, dra. Cleide Coutinho, seus filhos George e Georgia, irmãos, irmãs, demais familiares, deputados federais, estaduais, diretores da Assembleia Legislativa, secretários de Estado, autoridades estaduais e municipais, amigos, correligionários e admiradores.

O cortejo fúnebre de Humberto foi um grandioso e memorável ato público que ficará na história deste estado. Uma comovente despedida, digna de um grande líder, que com sua simplicidade, força de trabalho e respeito aos mais humildes de Caxias, conquistou o coração de todo o povo do Maranhão.

“Pelebreu” confessa que matou vereador em Apicum-Açu

Foi encaminhado para o município Cururupu o meliante Walber Chagas Sousa, vulgo “Pelebreu”, usuário de drogas que confessou na madrugada desta segunda-feira (1) o assassinato do vereador Jorge Cunha (PROS) do município de Apicum-Açu, a aproximadamente 526 km da capital São Luís.
Irmão do prefeito Claudio Cunha (PV), o parlamentar estava em uma festa  no Povoado Turirana, distante três quilômetros da sede do município, quando foi assassinado com várias facadas. O motivo teria sido por causa de R$ 2 reais. O criminoso é usuário de drogas e à polícia relatou que pediu a quantia para comprar droga e a vítima teria falado que não tinha.
Jorge Cunha, ex-presidente da Câmara, foi o  vereador mais votado nas eleições de 2016, ele obteve  5.12% dos votos, um total de 515 votos. Mesmo diante da confissão de “Pelebreu”, a polícia civil segue ainda em outras linhas de investigação desse caso.
  • LEIA TAMBÉM:

Flávio Dino lidera ranking dos governadores que mais cumpriram promessas, diz G1

Pelo levantamento do Portal G1, da Globo, dos 27 governadores de estados brasileiros, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) foi o que conseguiu cumprir mais promessas até o presente momento. Dino subiu para primeiro no ranking após realizar mais obras e melhorar a vida dos maranhenses em 2017. De 78,37% das promessas de campanha cumpridas, Dino passou para 91,89%. Já o governador de Rondônia, Confúcio Moura (MDB), aumentou o índice de promessas cumpridas de 78,78% para 84,84%, mas ficou abaixo do governador do Maranhão.
Flávio Dino promoveu uma verdadeira revolução no Maranhão, se destacando, ao lado de Confúcio Moura, como grandes administradores no momento em que o País vive sua pior crise econômica e política. Para visualizar o levantamento completo de todos os governadores feito pelo G1 clique AQUI.  Veja a lista completa com os índices calculados:
1 – Flávio Dino – MA – 91,89%
2 – Confúcio Moura – RO – 84,84%
3 – Raimundo Colombo – SC – 82,60%
4 – Marconi Perillo – GO – 81,81%
5 – Camilo Santana – CE – 80,00%
6 – Geraldo Alckmin – SP – 75,00%
7 – Simão Jatene – PA – 73,33%
8 – Paulo Câmara – PE – 66,66%
9 – Marcelo Miranda – TO – 62,50%
10 – Waldez Góes – AP – 61,76%
11 – Wellington Dias – PI – 60,00%
12 – Beto Richa – PR – 59,21%
13 – Rui Costa – BA – 59,13%
14 – Jackson Barreto – SE – 57,37%
15 – Pedro Taques – MT – 56,52%
16 – Ricardo Coutinho – PB – 53,03%
17 – Robson Faria – RN – 52,63%
18 – Renan Filho– AL – 52,38%
19 – Fernando Pimentel – MG – 52,17%
20 – José Ivo Sartori – RS – 50,00%
21 – Suely Campos – RR- 48,93%
22 – Paulo Hartung – ES – 48,38%
23 – Rodrigo Rollemberg – DF 48,27%
24 – Reinaldo Azambuja – MS – 47,82%
25 – Luiz Fernando Pezão – RJ – 44,11%
26 – Tião Viana – AC – 16%
 * Programa de governo executado ou parcialmente executado até 02/01/2018.
** O G1 parou de avaliar a execução do Plano de Governo do Amazonas devido a destituição do cargo de José de Melo, por isso o governo do Amazonas deixou de constar no ranking.
Fontes: MAIS RO  com informações do  G1

Pedro Fernandes diz que foi vetado por Sarney e não será ministro

O deputado Pedro Fernandes (PTB-MA) (Foto: Britto Junior, Câmara dos Deputados)
Deputado Pedro Fernandes diz que não será mais ministro do Trabalho
Parlamentar do PTB, que havia anunciado na semana passada convite para comandar a pasta, afirmou que foi 'vetado' pelo ex-presidente José Sarney. Planalto ainda não se manifestou.
Por Gioconda Brasil*, TV Globo, Brasília

O deputado Pedro Fernandes (PTB-MA), que havia anunciado na semana passada ter recebido e aceitado convite para comandar o Ministério do Trabalho, afirmou nesta terça-feira (2) à TV Globo que não irá mais assumir a pasta porque foi "vetado" pelo ex-presidente José Sarney (PMDB).

O parlamentar maranhense disse que "não deu" para ser ministro porque seu nome criaria "embaraço" entre o presidente Michel Temer e Sarney, um dos políticos mais influentes do PMDB e do Maranhão, base eleitoral de Pedro Fernandes.

"Infelizmente, não deu, devido ao embaraço que eu crio na relação do presidente Temer com o ex-presidente José Sarney", relatou Pedro Fernandes à TV Globo.

"Veto do Sarney", complementou o deputado do PTB, ressaltando que não foi anunciado ministro do Trabalho por ter sido vetado pelo ex-presidente da República.

Em entrevista ao colunista do G1 e da GloboNews Gerson Camarotti, Sarney negou que tenha vetado o nome de Pedro Fernandes para o Ministério do Trabalho.

"Não fui consultado e não vetei", disse Sarney.

"Ele [Pedro Fernandes] quer arrumar uma desculpa. Colocar a responsabilidade sobre as minhas costas. Se, no passado, não vetei Flávio Dino para a Embratur, não faria isso para alguém que foi nosso amigo", complementou o ex-presidente da República, em uma referência ao atual governador do Maranhão, que presidiu a estatal do turismo durante o governo Dilma Rousseff.

Líder do PTB na Câmara, o deputado Jovair Arantes disse nesta terça à TV Globo que ninguém do Palácio do Planalto entrou em contato com ele para comunicar que Pedro Fernandes não seria mais ministro. Segundo ele, se houve realmente veto por parte de alguém do PMDB, seria uma "indelicadeza" e um "constrangimento" para a bancada do PTB na Câmara.

Arantes cobrou uma explicação por parte do Planalto. Jovair Arantes participou da audiência entre Temer e presidente do PTB, Roberto Jefferson, na qual Ronaldo Nogueira pediu demissão. Na mesma reunião, a cúpula do PTB apresentou ao presidente da República o nome de Pedro Fernandes para o Ministério do Trabalho.
]
"Não existe plano B, enfatizou o líder do PTB em relação a um novo nome do partido para o comando da pasta.

O G1 entrou em contato com a assessoria do Palácio do Planalto, mas até a última atualização desta reportagem ainda não havia obtido uma resposta.

Pedro Fernandes disse que sua nomeação para o Ministério do Trabalho criaria 'embaraço' entre Temer e Sarney
Pedro Fernandes passou a ser cotado para o Ministério do Trabalho depois que Ronaldo Nogueira pediu demissão do comando da pasta na última quarta-feira (27).

Ao G1, o deputado do Maranhão havia dito, na semana passada, que foi convidado pelo PTB – partido da base aliada de Temer que tem comandando o Ministério do Trabalho – para assumir a cadeira que havia ficado vaga com a saíde de Nogueira.

Na ocasião, Pedro Fernandes chegou a informar que sua nomeação seria publicada no "Diário Oficial da União" até sexta-feira (29) e que a posse ocorreria nesta quinta (4). O Planalto, entretanto, nunca confirmou a nomeação do deputado do PTB para o Ministério do Trabalho.

Fernandes contou, na semana passada, que o convite para assumir a pasta foi feito pelo líder do PTB na Câmara, que teria ligado para ele durante a audiência com Temer, no Palácio do Planalto, em que Ronaldo Nogueira pediu demissão.

Pedro Fernandes tem 68 anos e é formado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia do Maranhão. Ex-vereador de São Luís, ele cumpre, atualmente, o quinto mandato como deputado federal.

Segundo  o Blog do Camarotti, Fernandes fez parte do grupo político de Sarney, tanto que chegou a ocupar duas secretarias estaduais no governo de Roseanna Sarney (PMDB-MA). No entanto, depois que Flávio Dino foi eleito governador, o deputado do PTB teria mudado de lado, aderindo ao clã do governador do PC do B.

* Colaborou Geiza Duarte, da TV Globo

Vereador é assassinado a facadas no Maranhão por causa de R$ 2

Jorge Cunha era vereador do município de Apicum-Acu (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal) 
Jorge Cunha (PROS) foi assassinado a facadas na madrugada desta terça-feira (2) no município de Apicum-Açu.
Por G1 MA

O vereador do município de Apicum-Açu Jorge Cunha (PROS) foi assassinado a facadas na madrugada desta terça-feira (2) por causa de R$ 2. Ele estava participando de uma festa no povoado Turilana, no mesmo município, quando foi esfaqueado após negar dinheiro para o suspeito de cometer o crime.

De acordo com o sargento Ubiranilton da Polícia Militar, o suspeito de cometer o crime identificado como ‘Pelebreu’, de 25 anos, teria pedido a quantia de R$ 2 ao vereador que disse que não tinha. O vereador seguiu para o seu veículo quando foi abordado novamente pelo suspeito. Após negar novamente ele foi atingido por duas facadas, sendo uma no peito e outra na costela.

Após o crime, o suspeito fugiu e ficou escondido no cais do porto do povoado Turilana onde foi preso pela Polícia Militar. O vereador Jorge Cunha, de 47 anos, não resistiu e acabou falecendo. Por meio de uma rede social, o prefeito de Apicum-Açu e irmão da vítima, Cláudio Cunha, repudiou a Polícia Civil que liberou a festa sem o conhecimento do município.

“Por conta disso o município perde o controle completo, porque em qualquer lugar do país é preciso ter o mínimo de segurança. Isso é um verdadeiro absurdo a forma de como a pessoa foi morta, traiçoeiramente e isso pode acontecer com qualquer frequentador de festa”, disse.

Flávio Dino e Othelino Neto prestam últimas homenagens a Humberto Coutinho

O presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), falou sobre a lacuna que o presidente Humberto Coutinho deixará na política maranhense. Ao lado do governador Flávio Dino, o parlamentar prestou condolências aos familiares e, em especial, a Dra. Cleide Coutinho, durante o velório que está acontecendo na manhã desta terça-feira (2), no Ginásio da Facema, em Caxias.

“É com sentimento de tristeza que estamos aqui na despedida de Humberto Coutinho, que deixa um vácuo muito grande na política do Maranhão. Na sua amada Caxias, em Tuntum, em São Domingos, em Matões, em Parnarama, em cada canto desse estado Humberto estará sempre presente. Que Deus o receba bem e conforte a todos os familiares, amigos e admiradores”, rogou Othelino Neto.

Emocionado, o governador Flávio Dino declarou que jamais pensou em assinar um decreto de luto para Humberto Coutinho, seu grande amigo. Durante a missa de corpo presente, o governador também falou que, pela primeira vez em 11 anos, lamentavelmente não foi recebido por Humberto Coutinho na cidade de Caxias.

“Ele deixa uma lição grande como homem honesto, trabalhador e generoso. Humberto Coutinho sempre deu prova de lealdade profunda. Foi uma perda política muito grande. Cleide Coutinho pode contar comigo. Caxias pode contar comigo. A maior homenagem que a gente pode dar a Humberto Coutinho é uma salva de palmas”, declarou.

Bastante abalada, a Dra. Cleide Coutinho, esposa e companheira de Humberto Coutinho há 50 anos, agradeceu a gentileza e as homenagens de todos que estiveram presentes. “Ainda em São Luís, Humberto Coutinho me disse que seu presente era morrer em Caxias. Foi aí que Flávio Dino deu o avião para trazer. Agradeço a sua gentileza, que fez com que isso acontecesse perto dos amigos e familiares”, completou.

Othelino Neto assume de forma automática e definitiva a presidência da AL-MA

Com a triste notícia da morte do presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho (PDT), o deputado Othelino Neto (PCdoB) assumiu, de forma automática e definitiva, a Presidência da AL, sem necessidade de posse.
A ascensão automática ocorreu por conta do Projeto de Resolução Legislativa nº 049/2017, que alterou as regras de substituição de cargos vagos na Mesa Diretora.
A ascensão é automática, de acordo com o Regimento Interno da Casa, sem necessidade de posse, também para os demais vices. Assim haverá eleição apenas para o novo quarto vice.
O mandato do presidente Humberto terminaria no 31 de janeiro de 2019, que será concluído pelo agora presidente Othelino Neto.
Regras novas
O projeto que alterou as regras é de autoria do deputado Roberto Costa (PMDB), e prevê que, em caso de vacância do cargo de presidente, por exemplo, assume definitivamente o 1º vice-presidente, sem necessidade de nova eleição.
De acordo com o Projeto de Resolução Legislativa nº 049/2017, o Artigo 10 da Resolução Legislativa nº 449/04, que dispõe sobre o Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Maranhão, passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 10 – Declarado vago o cargo na Mesa Diretora, nas hipóteses previstas no Art. 75 deste Regimento ou pelo afastamento do titular para exercício de cargo ou função em outro Poder, a sucessão dar-se-á da seguinte forma:
I – Para o cargo de Presidente pelo 1º Vice-Presidente e para este e os demais obedecidos na ordem de sua sequência, realizando-se a eleição para os que restarem vagos, no prazo de até cinco sessões ordinárias, obedecidas as regras do Art. 8 deste Regimento Interno.
II – Para o cargo de Secretário, aplica-se a regra de sucessão prevista no inciso anterior, no prazo de até cinco sessões, nos termos do Art. 8 do Regimento Interno”.

Nova composição da mesa diretora da Assembleia Legislativa:
Presidente – Othelino Neto (PCdoB)
Vice-Presidente: Fábio Macedo (PDT)
2° Vice-Presidente: Josimar do Maranhãozinho (PR)
3° Vice-Presidente: Adriano Sarney (PV)
4.° Vice-Presidente – Ricardo Rios (SD)
1° Secretário – Stênio Resende (DEM)
2° Secretário – Zé Inácio (PT)
3° Secretário – Nina Melo (PMDB)
4º Secretário – vago

Morre em Caxias - Humberto Coutinho, presidente da AL do Maranhão

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Humberto Coutinho (PDT), teve morte confirmada na noite desta segunda-feira (1º).
Aos 71 anos, o pedetista estava em casa, sendo acompanhado por um médico e pela família.
Desde dezembro o quadro de saúde dele – que lutava contra um câncer – vinha se agravando , e tornou-se crítico, segundo pessoas próximas,  na manhã de ontem (31).
Após uma série de procedimentos, chegou-se a anunciar uma “estabilização” do quadro de saúde de Coutinho. Mas sem melhora.
Na noite de ontem, a morte foi confirmada.
Abaixo, nota emitida pelo diretor de Comunicação da Assembleia, Carlos Alberto Ferreira.

NOTA DE FALECIMENTO

Com imenso pesar, comunico o falecimento do deputado estadual Humberto Coutinho (PDT), Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, ocorrido às 20h40 desta segunda-feira (1° de janeiro), na cidade de Caxias (MA). Em seus momentos finais, Dr. Humberto foi assistido por sua inseparável companheira de 50 anos, dra.Cleide Coutinho, filhos, irmãos, irmãs, demais familiares e amigos muito próximos.
Humberto Coutinho não resistiu às complicações em decorrência de um câncer agressivo, contra o qual lutava bravamente há quatro anos.
O corpo do deputado Humberto Coutinho será velado, no primeiro momento, em sua residência, por familiares. Em seguida, será levado para o Ginásio da Facema, localizado ao lado do conjunto habitacional Eugênio Coutinho, para que a população de Caxias e de municípios da região possa se despedir do seu grande líder. Ao final, será conduzido em carro do Corpo de Bombeiros, pelas ruas da cidade, até a capela da familia, onde ocorrerá o sepultamento.
Por ordem do Presidente em exercício, deputado Othelino Neto, a Assembleia Legislativa decreta luto oficial de três dias.
Por determinação do governador Flavio Dino, o deputado Humberto Coutinho será velado e sepultado com honras de chefe de Estado, por ter exercido interinamente o cargo de governador do Maranhão (2016) e ter falecido durante o exercício da Presidência do Poder Legislativo Estadual.
Humberto Ivar Araújo Coutinho nasceu em 21 de agosto de 1946, no povoado Pedreiras, município de Matões (MA). Formado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia, começou a exercer a profissão em 1971, promovendo avanços na saúde de Caxias. Criou e mantém, até hoje, a Casa de Saúde e Maternidade de Caxias, juntamente com sua esposa, a médica e ex-deputada estadual Cleide Barroso Coutinho.
Além de dedicação à medicina, Humberto construiu brilhante carreira política, iniciada em 1988 como o vereador mais votado de Caxias. Em 1990 elegeu-se deputado estadual, com reeleições sucessivas nos pleitos de 1994, 1998 e 2002.
Em 2004, foi eleito prefeito da cidade de Caxias, sendo reeleito em 2008 com a maior votação da história de um prefeito daquela cidade.
Em 2014 retornou ao Parlamento Estadual maranhense, já consolidado e reconhecido como uma das mais influentes lideranças políticas do Maranhão. Em fevereiro de 2015, foi eleito Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão e reeleito, por unanimidade dos seus pares, para o exercício do biênio 2017/2018.
Consternados, os deputados estaduais para quem o Presidente Humberto se tornou uma unanimidade na política maranhense, lamentam o falecimento do deputado Humberto Coutinho, ao tempo em que se irmanam à dor da esposa, dra. Cleide Coutinho, dos seus filhos George e Georgia, da sua nora Juliane, irmãos, irmãs, familiares, amigos, correligionários e de toda a população de Caxias e do Maranhão, rogando a Deus conforto e força para superarem a perda deste grande lider.
Cumpro o doloroso dever de informar esta notícia que nunca pensei comunicar.
Carlos Alberto Ferreira - Diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão

Flávio Dino tira férias e Carlos Brandão assume o governo

O vice-governador Carlos Brandão assumiu, nesta terça-feira (02), o comando do governo do Maranhão.

Ele substituirá interinamente o governador Flávio Dino, que entrará de férias e só retornará no dia 10 de janeiro.

Brandão afirmou que dará prosseguimento a todos os projetos liderados por Flávio Dino e continuará cumprindo, com coerência e firmeza, o plano de Governo para os próximos anos no Maranhão.

É a segunda vez que o vice-governador Carlos Brandão assume o governo por conta das férias de início de ano de Dino. 

Governador visivelmente emocionado fez discurso de despedida ao presidente da Assembleia

VÍDEOS DO DIA: Flávio Dino e Cleide Coutinho em discursos emocionados
Governador visivelmente emocionado fez discurso de despedida ao presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão. Ex-deputada e esposa Cleide Coutinho emocionada durante despedida do companheiro de mais de 50 anos. Assista abaixo os dois vídeos:

– Discurso de Flávio Dino:

Contatos

Whatsapp: 98-988916524 E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com nonatoaguiarraposa@gmail.com