sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Braide é empossado para primeiro mandato como prefeito em São Luís

Eduardo Braide toma posse em São Luís e anuncia plano para os próximos 100 dias de gestão Cerimônia foi realizada nesta sexta-feira (1º), no auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema).
 

Solenidade também reelegeu Osmar Filho (PDT) como o presidente da Câmara Municipal de Vereadores. 

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos) e a vice-prefeita, Professora Esmênia Miranda (PSD), tomaram posse nesta sexta-feira (1º), para o primeiro mandato à frente da Prefeitura de São Luís. A cerimônia foi realizada no auditório Fernando Falcão, na sede da Assembleia Legislativa do Maranhão(Alema), em na capital.  

A cerimônia começou por volta das 16h30. 

Por conta da pandemia, o protocolo aconteceu com um número reduzido de convidados. Inicialmente, foi realizada a posse dos Vereadores e em seguida, o prefeito e a vice-prefeita foram empossados.  

No discurso de posse, o prefeito anunciou que determinou para as secretarias municipais, a adoção um plano de ação para os primeiros 100 dias de governo, que deve dar início as primeiras mudanças na cidade.  "Agora é hora de trabalhar e trabalhar muito pela nossa cidade. 

Determinei a cada secretário e secretária que foi convidado para fazer parte da nossa gestão, que tenha a apresentação e a execução de um plano de ação para os primeiros 100 dias de governo, para que já nos 100 dias, a população possa perceber que a Prefeitura de São Luís estará fazendo com que a vida da população possa melhorar na prática, no dia-a-dia, e é isso que nós vamos começar a fazer já a partir do dia de hoje", disse Braide.  

Ainda durante o discurso, Eduardo Braide falou sobre a pandemia de Covid-19 e reforçou que deve apresentar em breve, os primeiros detalhes sobre o Plano Municipal de Imunização contra a doença, que foi anunciado em dezembro, na data da diplomação na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TSE).  "Teremos a missão de juntos enfrentarmos essa pandemia e por isso, criei um grupo formado por especialistas em imunização para que a gente possa apresentar já nos próximos dias um Plano Municipal de Vacinação, para que tão logo as vacinas sejam liberadas pelas autoridades sanitárias a gente já comece de imediato a vacinação na cidade de São Luís", disse o prefeito.

Após a cerimônia de posse, Eduardo Braide e Esmênia Miranda seguiram para sede da Prefeitura de São Luís, para a transmissão da faixa e passagem do cargo, que foi realizada às 18h30. 

Durante o momento, o prefeito e a vice-prefeita recém-empossados devem cumprimentaram os secretários municipais e dirigentes de órgãos.  

Promessas de campanha Em sua campanha, Eduardo Braide pontuou 19 eixos de trabalho em áreas como saúde, educação, cultura, turismo, mobilidade urbana, proteção animal, geração de emprego, renda e transporte público.  

Veja na íntegra o plano de governo de Braide Para a área da saúde, por exemplo, Braide pretende criar as Clínicas da Família, que deve garantir uma resolutividade de 80% da demanda na saúde pública. A construção de novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a criação de Centros de Especialidades Médicas também estão entre as propostas.  

Já para a educação, o prefeito eleito afirmou que adotar o sistema híbrido de ensino, oferecer cursos preparatórios de vestibular para jovens estudantes e construir escolas de tempo integral. Eduardo Braide pretende abrir os espaços escolares nos fins de semana e feriados.  

Na mobilidade urbana, Eduardo Braide pretende construir corredores metropolitanos em parceria com os três municípios da Região Metropolitana (São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), para diminuir o tempo de viagens intermunicipais. Ele também prometeu ampliar a frota do transporte coletivo e um sistema de ônibus articulados.  

Vereadores tomam posse 

Na ocasião, tomaram posse os 31 vereadores eleitos durante as eleições municipais de São Luís. A sessão solene foi presidida pelo vereador Chico Carvalho (PSL).  Em seguida, foi realizada a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal, para o próximo biênio (2021/2022). Por unanimidade, a chapa 'Unidos por São Luís' foi eleita durante a cerimônia, que reelegeu como presidente o vereador Osmar Filho (PDT).  

Compõem a mesa:  

Osmar Filho (PDT), presidente; Dr. Gutemberg (PSC), vice-presidente; Paulo Victor (PcdoB), 2º vice-presidente; Thyago Freitas (DC), 3º vice-presidente; Octávio Soeiro (Podemos), 1º secretário; Aldir Júnior (Republicanos), 2º secretário; Ribeiro Neto (PMN), 3ª secretário; Karla Sarney (PSD), 4ª secretária; Rosana da Saúde (Republicanos), 5ª secretária. 

Secretariado municipal Eduardo Braide já anunciou 21 nomes que irão compor sua equipe de trabalho a partir de janeiro de 2021. Os nomes anunciados, até o momento, são:  

Esmênia Miranda - secretária de Educação (SEMED); Verônica Pires - secretária de Projetos Especiais (SEMPE); Simão Cirineu - secretário Municipal de Planejamento (SEPLAN); José de Jesus Azzolini - secretário Municipal de Fazenda (SEMFAZ); Kátia Bogéa - presidente da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico; Rosângela Bertoldo - secretária Municipal de Assistência Social (SEMCAS); Marcos Affonso - titular da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania; David Col Debella - secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP); Bruno Duailibe - procurador-geral do Município; Diego Rodrigues - titular da Secretaria Municipal de Informação e Tecnologia (SEMIT); Nádia Quinzeiro - titular do Instituto de Previdência e Assistência do Município (IPAM); Enéas Fernandes - secretário Municipal de Governo (SEMGOV); Joaquim Haickel - secretário Municipal de Comunicação (SECOM); Bruno Costa - secretário Municipal de Urbanismo e Habitação (SEMURH); Joel Nunes - secretário Municipal de Saúde (SEMUS); Ricardo Diniz - secretário Municipal de Desportos e Lazer (Semdel); Marco Duailibe - secretário Municipal de Cultura; Liliane Guterres - controladora-geral do Município; Flávio Olímpio - secretário Municipal de Administração; Cláudio Ribeiro - secretário Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT); Junior Vieira - secretaria Municipal de Segurança Alimentar.  

Biografia 

Eduardo Salim Braide nasceu em 12 de janeiro de 1976, em São Luís. Ele é formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). 

Aos 44 anos, Braide é casado e é pai de três filhos.  Em sua vida pública, Eduardo Braide foi, entre 2005 e 2006, presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). 

Em 2009, exerceu o cargo de secretário do Orçamento Participativo de São Luís.  Em 2010, pelo PMN, foi eleito pela primeira vez como deputado estadual pelo Maranhão, sendo reeleito pelo partido em 2014.  

Em 2016, Eduardo Braide tentou se eleger como prefeito de São Luís, mas perdeu as eleições no segundo turno para o ex-prefeito Edivaldo Holanda Jr.  Dois anos depois, em 2018, Braide foi eleito em 2018 para seu primeiro mandato como deputado federal.

0 comentários:

Postar um comentário

Contatos

Whatsapp: 98-988916524 E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com nonatoaguiarraposa@gmail.com