O primeiro Plano de Comunicação Estratégica da Câmara Municipal de São Luís, a quarta mais antiga do país e que é comandada pelo vereador Osmar Filho (PDT), será entregue e apresentado à presidência da Casa Legislativa no mês de fevereiro.  

A elaboração do documento terá por base dados obtidos por meio de pesquisa de comunicação organizacional apresentados nesta sexta-feira, 21, à Diretoria de Comunicação da Casa.  

A apresentação dos resultados da pesquisa realizada ano passado e a prévia do Plano de Comunicação para o ano de 2021 foram apresentados à Direção de Comunicação e finalizou o processo de transição no setor.  Foi isto que explicou o jornalista Glaucio Ericeira, que dirigiu o setor no último biênio e, a partir de agora, estará engajado em outra função ligada diretamente à Presidência da Câmara.  “Gostaria de parabenizar a comissão, formada por profissionais da Câmara, pela realização da pesquisa [feita junto ao público interno], cujos resultados balizarão o primeiro Plano de Comunicação da Casa. 

Com esta apresentação realizada hoje, finalizo com chave de ouro e muito satisfeito meu período de trabalho na Direção de Comunicação”, destacou Ericeira, elencando diversas outras conquistas comunicacionais obtidas pela gestão Osmar Filho, tais como implementação do novo site; criação do aplicativo da Casa; transmissão ao vivo das sessões plenárias via YouTube; fortalecimento das redes sociais institucionais; dentre outras.  

Já para o jornalista Marco Aurélio D’Eça, que iniciará o trabalho à frente do Setor na semana que vem, o momento foi marcado por uma boa surpresa. “Fiquei, ao mesmo tempo, muito surpreso e feliz por ver que esta comissão feita por jovens já realizou um trabalho com tanta qualidade. Chego ao setor com um material muito bom e isto garantirá embasamento para buscar constantes melhorias na Comunicação da Casa. Parabéns a todos”, assinalou.  

Para o gestor do setor de Qualidade da Câmara Municipal de São Luís, Bruno Lima, a realização de pesquisa na Casa e a elaboração do Plano de Comunicação para o ano de 2021 vão ao encontro da política já implementada na instituição. “O trabalho foi muito bem feito e está de acordo com a Política que já existe na Casa. Desenvolver um trabalho baseado em planejamento estratégico, com pesquisa e justificativas embasadas nela, terá como resultado um trabalho com muito mais qualidade”, enfatizou.  

A Relações Públicas Clarissa Soares foi a responsável por apresentar a prévia do Plano de Comunicação para o ano de 2021 aos presentes. 

Segundo a profissional, o documento pioneiro da Casa terá como objetivo principal o desenvolvimento da Comunicação de forma mais estratégica e integrada na Casa Legislativa.  

Pesquisa  Ano passado, foi criada uma comissão, formada por servidores do setor de Comunicação, que ficou responsável pela elaboração do Plano de Comunicação da Câmara para 2021. Para elaborar o documento, a comissão necessitou de informações acerca da área de Comunicação e também elaborou e aplicou uma pesquisa junto aos servidores.

“Inicialmente, a comissão formada elaborou um questionário com 16 questões objetivas e 6 subjetivas e o aplicou nos dias 02 e 03 de dezembro junto a 81 servidores – o que correspondeu a 27% do público interno da Câmara. Integrantes da comissão também realizaram entrevistas semiestruturadas com gestores. Logo após, analisamos os dados obtidos pela pesquisa e hoje estamos apresentando este resultado ao diretor de Comunicação”, explicou a técnica em Relações Públicas Larissa Viveiros durante a apresentação da pesquisa e dos resultados obtidos.  

A pesquisa abordou as áreas de “Comunicação Institucional”, “Comunicação Interna” e “Comunicação Externa” da Câmara Municipal de São Luís. Como resultado, a pesquisa mostrou, dentre outros, que há oportunidade para o setor de Comunicação desenvolver maior integração do público interno e buscar maior aproximação da Câmara com o público externo.