Após a divulgação dos resultados da pesquisa Emet de intenções de votos 
(veja aquiaqui e aqui),  outro instituto decidiu divulgar números de levantamento sobre as eleições de 2022 no Maranhão.

Mesmo não podendo concorrer mais uma vez ao cargo de governador, já que é reeleito, Flávio Dino lidera as intenções de votos no cenário espontâneo para o pleito do ano que vem, de acordo com pesquisa Exata divulgada hoje no Programa Ponto e Vírgula. Em terceiro fica o senador Weverton.

Flávio Dino aparece em primeiro, com 10,98%, seguido da ex-governadora Roseana Sarney, com 5,20%. Em terceiro está Weverton com 2,71%. Depois aparece o senador Roberto Rocha, com 2,07%.

Mais atrás estão o prefeito de São Pedro dos Crentes Lahésio Bonfim (0,86%) e, empatados, o deputado federal Josimar de Maranhãozinho (0,78%) e o vice-governador Carlos Brandão (0,78%).

O ex-prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior tem 0,50%. Lula tem 0,43%, mesmo percentual da prefeita de Lago da Pedra Maura Jorge. O prefeito de Caxias Fábio Gentil aparece com 0,36%.

Com 0,14% estão os deputados estaduais Duarte Júnior e Marco Aurélio, além de Josué Pinheiro.

Também foram citados na pesquisa espontânea Márcio Jerry, Eduardo Braide, Neto Evagelista, Clayton Noleto, Marcial Lima, Simplício Araújo, Hildo Rocha e Fernando Pessoa.

Nenhum/Branco/Nulo soma 3,42%. E não sabe 70,49%.

Contratada pelo Programa Ponto e Vírgula, da Rádio Difusora FM, a pesquisa ouviu 1.403 pessoas, entre 11 e 14 de março, com margem de erro de 3,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiabilidade de 95%.

Estimulada

De acordo com levantamento estimulado do Instituto Exata sobre as intenções de voto para o Governo do Estado em 2022, a ex-governadora aparece em primeiro. Com o senador Weverton em segundo e o ex-prefeito Edivaldo Holanda Júnior em terceiro.

Segundo a pesquisa, Roseana lidera com 30%. Seguida por Weverton que tem 20% e Edivaldo que aparece com 10%.

O deputado federal Josimar de Maranhãozinho vem em seguida com 7%, seguido do vice-governador Carlos Brandão com 6% e do prefeito de São Pedro dos Crentes com 5%.

Nenhum/Brando/Nulo soma 9% e não sabe/não respondeu corresponde a 13% dos entrevistados.

Outro cenário

No cenário em que são apresentados só os nomes que já confirmaram pré-candidatura, Weverton lidera com 32%, seguido de Brandão com 16% e Josimar com 13%.

Nenhum/Brando/Nulo soma 20% e não sabe/não respondeu corresponde a 19% dos entrevistados.

Weverton x Brandão

No embate direto entre Weverton e Brandão, o senador leva a melhor com 36% contra 20% do vice-governador.

Nenhum/Brando/Nulo soma 23% e não sabe/não respondeu corresponde a 21% dos entrevistados.

Senado

O governador Flávio Dino é o favorito a ficar com a vaga de senador nas eleições de 2022, aponta pesquisa Exata divulgada hoje. Ele aparece com mais do que o dobro das intenções de votos da segunda colocada, a ex-governadora Roseana Sarney.

Dino tem 45%, Roseana 18%, o senador Roberto Rocha aparece com 16%, o deputado federal Josimar de Maranhãozinho soma 6%, e o presidente da Assembleia Legislativa Othelino Neto tem 4%.

‘Nenhum/BrandoNulo’ somou 5% e ‘não sabe/não respondeu’ 6%.

Cenário sem Roseana

No cenário sem a ex-governadora Roseana Sarney, a vantagem de Flávio Dino é ainda maior. Ele aparece na liderança com 52%. Enquanto Roberto Rocha só soma 22%. Em terceiro está Josimar com 9%.

‘Nenhum/BrandoNulo’ somou 10% e ‘não sabe/não respondeu’ 7%.

Rejeição

A pesquisa Exata mediu também a rejeição dos prováveis candidatos ao Governo do Estado nas eleições de 2022. A ex-governadora Roseana Sarney lidera o ranking de rejeição, enquanto o senador Weverton é o menos rejeitado pelos maranhenses.

Roseana aparece com 38% quando a pergunta é em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum para o Governo do Estado. Em segundo está o deputado federal Josimar de Maranhãozinho com 25%. Em terceiro aparece o vice-governador Carlos Brandão com 18%.

O prefeito de São Pedro dos Crentes Lahésio Bonfim tem 14% de rejeição, e o ex-prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior e o senador Weverton são os menos rejeitados com 13%.

‘Não votaria em nenhum’ aparece com 9%, ‘votaria em todos’ soma 14% e ‘não sabe/não respondeu’ 6%.

Contratada pelo Programa Ponto e Vírgula, da Rádio Difusora FM, a pesquisa ouviu 1.403 pessoas, entre 11 e 14 de março, com margem de erro de 3,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiabilidade de 95%.

Replicado do blog do John Cutrim com matéria original do blog do Marrapá.