quinta-feira, 8 de abril de 2021

Um alerta no Dia Mundial de Combate ao Câncer

8 de abril é o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Este ano, um alerta está sendo dado por médicos e autoridades em saúde: é previsto um aumento exponencial no número de casos diagnosticados por conta da pandemia de Covid-19, que tem afastado as pessoas dos consultórios médicos, retardando o diagnóstico e tratamento.

“O diagnóstico precoce continua sendo a grande arma contra o câncer. É preciso ir ao médico, fazer os exames. Este é um autocuidado que salva vidas”, afirma a dra. Ana Caroline Fonseca, oncologista clínica, que atua na Rede Oncoradium, em São Luís.

A doença, somente neste ano, atingirá aproximadamente 625 mil novos brasileiros, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). No Maranhão, segundo o Inca, os cânceres com maior incidência serão de próstata, pele não melanoma, colo de útero e mama.

“A prevenção ajuda no diagnóstico precoce dos cânceres de maior incidência no Maranhão, o que é decisivo para o sucesso do tratamento e a cura”, ressalta dra. Ana Caroline Fonseca.

A médica alerta que, a qualquer sintoma diferente, dores que não passam, caroços e sinais suspeitos, a pessoa deve procurar um médico. “Pode não ser nada, mas se for, as chances de tratamento e cura são maiores”, acrescenta.

Tratamento

Para quem já foi diagnosticado e enfrenta o tratamento, a rotina de idas ao médico também não pode parar.

“O tratamento oncológico durante a pandemia foi bastante afetado também. É muito importante que o paciente oncológico não interrompa sua rotina prescrita pelo médico e saiba que ele pode se tratar em segurança, em locais onde são adotadas todas as medidas de higiene e de prevenção contra o novo coronavírus”, afirma a oncologista da Rede Oncoradium.

Mais

Este mês, para marcar o Dia Mundial de Combate ao Câncer, os médicos e profissionais da Rede Oncoradium (em Imperatriz, Caxias e São Luís) estão orientando a população para as diferentes formas de prevenção, sintomas, diagnósticos e tratamentos dos diversos tipos de câncer. Em São Luís a clínica funciona no hospital Centro Médico, no bairro Monte Castelo.

0 comentários:

Postar um comentário

Contatos

Whatsapp: 98-988916524 E-mail: folhadomunicipio@hotmail.com nonatoaguiarraposa@gmail.com